Gastroplastia endoscópica
Apollo Overstitch
É o nome do dispositivo que é acoplado a um aparelho específico de endoscopia permite realizar suturas endoscópicas, reduzindo a câmara gástrica sem necessidade de cirurgia.
O overstitch chega como mais uma arma no arsenal terapêutico para tratamento de obesidade que antes tínhamos os medicamentos, o balao intragastrico e a cirurgia bariátrica.
Gastroplastia endoscópica é a nova técnica de redução do estômago por endoscopia iniciada no Brasil em 2017 com liberação da Anvisa. Mais de 3.000 pacientes no Brasil já foram submetidos a esse procedimento e mais de 20.000 no mundo.
O procedimento de gastroplastia endoscópica reduz o estômago através da realização de suturas (costuras) na parte interna do órgão. Esse procedimento é realizado por endoscopia, não havendo a necessidade de cortes nem incisões externas.Fazemos as costuras em 3 das 4 paredes do estômago, fazendo que ele tenha um formato de tubo, promovendo maior saciedade e reduzindo o volume alimentar, além de lentificar o trânsito alimentar, mantendo a saciedade prolongada por mais tempo. Pacientes submetidos ao procedimento recebem alta no mesmo dia, necessitando apenas de poucas horas de repouso após a realização. O procedimento é feito sob anestesia geral, com tempo médio de 40-60 minutos.
Após realizado o procedimento o paciente deverá passar por um processo de acompanhamento multidisciplinar, com nutricionista e se necessário psicólogo.
O procedimento de sutura gástrica pode ser realizados também em pacientes que foram submetidos a cirurgia bariátrica (Bypass ou Sleeve) e voltaram a engordar (gastroplastia endoscópica secundária).